Enquanto o Verbeat experimenta uns probleminhas, os seguidores do Sítio do Sergio Leo podem acompanhar aqui as postagens que iriam para lá

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

E agora, Haiti?


Pouca gente por aqui nem sabe o quanto os EUA são um país fundamentalista religioso, em que os ateus sofrem, como em outros países, com sua condição de descrentes. Curiosamente, o Rubem Cesar Fernandes, do Viva Rio, envolvido diretamente na tragédia do Haiti, tem um texto magnífico sobre o tema. Há uma ideia de povo eleito que aproxima muito os EUA de Israel, para além da realpolitik. Não podemos estranhar muito: no Brasil, não há candidato que se confesse ateu, e a justa determinação para retirar símbolos religiosos de repartições públicas ainda encontra quem defenda os privilégios católicos como "tradição histórica" .

Como em todo país onde religião se confunde com o Estado, não podia ficar sem repercussão a declaração de um telepregador maluco de lá, que atribuiu o terremoto haitiano a um castigo pelo pacto com diabo que a população teria feito no século XVIII para expulsar os franceses da ilha. Foi o primeiro movimento independentista das Américas,e por um escravo. Imagine que os negros cultuavam ídolos pagãos! Só podiam se dar mal mesmo. Aí você entende como pais de família cristãos apoiaram barbaridades nesses países da América Central. PObre do Obama, que tem de tourear esse tipo de gente.
Imaginei que, com a catástrofe horrível e a tortura perene a que são submetidos os haitianos, um religiooso teria problemas tentando entender como um povo pode ser tão castigado, que pecado tão grande teriam cometido a ponto de serem escolhidos para punição daquele tamanho. Pensei até que haveria alguem lembrando que, assim como os portadores de mal de Parkinson, o Destino escreve o certo por linhas tortas, e esse desastre, afinal, quem sabe serve para alertar o mundo para as condições sub-humanas do Haiti. Como sempre, subestimei a estupidez de nossos contemporâneos. Tem maneiras piores de tentar justificar o drama haitiano, e lavar as mãos. Como tantos canalhas já fizeram, na história.

3 comentários:

  1. E ainda vem o Cônsul do Haiti no Brasil dizer que a culpa é da macumba...

    "Sem saber que estava sendo gravado, o cônsul do Haiti no Brasil, Gerge Samuel Antoine, afirma que o terremoto que atingiu o país nessa semana pode ter sido causado por "macumba". "Acho que de tanto mexer com macumba, não sei o que é aquilo...". Antoine disse ainda que "o africano em si tem maldição"."

    Do UOL.

    Aqui tb:
    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,consul-diz-frases-infelizes-antes-de-gravar-entrevista-para-a-tv,496091,0.htm

    ResponderExcluir
  2. É, trata-se de um despreparado. Um cara desses, só botando o nome dele na boca de um sapo e enterrando em uma encruzilhada.

    ResponderExcluir
  3. Há pães que o diabo não quer amassar, Sérgio. Este consul seria um deles.

    ResponderExcluir