Enquanto o Verbeat experimenta uns probleminhas, os seguidores do Sítio do Sergio Leo podem acompanhar aqui as postagens que iriam para lá

domingo, 17 de janeiro de 2010

SABADOS - 17 DE JANEIRO DE 2010

Quando 2010 acaba, hein? Aninho sem vergonha, esse.

Já houve crise política (que não sei para onde foi, animou os jornais e mandou-se, de férias), catástrofe, escândalos e até o fim do ponto G; que me perdoem lembrar disso numa hora dessas. A década se despede em apoteose e horror, e a campanha eleitoral mal começou. Esperem só quando tiverem de ver os rostos do Serra, da Dilma e do Ciro Gomes todos os dias.

Essa Sabados sai hoje por força do compromisso com os frequentadores deste Sítio. Os deprimentes acontecimentos da semana ameaçam azedar as já constrangedoras tentativas de humor ensaiadas por aqui. Se errarmos no tom, perdoem este rude escriba e lembrem que há coisa pior por aí; esta Sabados poderia estar sendo redigida por um cônsul haitiano no Brasil, ou algum apresentador de TV dos mais baixos níveis na escala das gafes televisivas. Vamos aos blogues.


Haiti

Felizmente, nem a oposição mais ruminante resolveu atacar a política externa pela presença brasileira no Haiti (ops, mas teve gente aproveitando para falar bobagem). Pelo contrário, uma onda de solidariedade aproximou do Brasil o azarado povo daquela ilha do Caribe e sacudiu a indiferença com que os haitianos vinham sendo tratados pela comunidade internacional. O terremoto acontece no momento em que começavam a surgir timidamente resultados das intervenções lá, a situação política começava a dar sinais de maturidade, mas a ajuda econômica ainda era só promessa.


O competente Argemiro Ferreira fala dos funcionários da ONU e brasileiros que perderam a vida batalhando no país, e de como, nessas horas, aparece gente contestando os esforços de ajuda ao país, AQUI, . Para registro, o blogue do pessoal da Unicamp, que levantou polêmica confundindo embaixatriz com cargo diplomático e acusa a mulher do embaixador de reagir sem diplomacia ao pedido de ajuda deles, AQUI. E quem conhece a embaixatriz desconfia dessa história, AQUI.

Dois jornalistas jovens de trabalho fenomenal, que respeito muito, acompanham de perto o horror, e um deles, o Gustavo Chacra, consegue manter um blogue, AQUI (o outro, Fabiano Maisonnave, pensei que estava com blogue também, mas me enganei). 2º Clichê: Vejo que o Diego Escosteguy também montou um blogue do Haiti, AQUI. E tuita de lá, ainda.

E, para quem, como eu, está de estômago virado por ver fotos da catástrofe, algumas quase obscenas pela maneira invasiva como mostram a tragédia pessoal de certos haitianos, uma discussão pertinente, por quem é do ramo: Haiti, ajudar ou fotografar? AQUI.

Política

"Quando vi quem berrava contra ele, fiquei irremediavelmente apaixonado".

Esse é o Milton Ribeiro, e "ele", no caso, é o Plano Nacional de Direitos Humanos, que o Milton defende, AQUI. O Luis Favre, que, pelo jeito, deixou de vir a este Sítio, também fala do plano, ou melhor, reproduz o que falaram, com grande priopredade, AQUI. Já o Alon Feurwerker, cujo sobrenome significa trabalhador do fogo, bota lenha na labareda, e defende que se retire, do Plano, a referência à legalização do aborto.

"não é razoável que alguém precise ficar a favor da descriminalização do aborto para entrar no clube dos defensores dos direitos humanos", argumenta ele, AQUI.

Economia

E a Venezuela desvalorizou seu "bolívar forte", quando ninguém esperava mais, já que os preços do petróleo se recuepraram e deveriam dar um fôlego ao país. O problema não é o estatismo (se o fosse, Índia e China estariam tão mal quanto, e esses países nem tem a riqueza de recursos naturais que temos pelo continente), mas o centralismo, a incompetência e o voluntrismo do governo por lá. Que, curiosamente, depois do que fez, leva chumbo até pela esquerda, AQUI.

Mas, eu sabia, quem dá uma explicação direta e inteligente do que está se passando lá sob Hugo Chávez é o irreprochável Maurício Santoro.

"A corrida dos venezuelanos às lojas, antes da vigência do novo câmbio, mostra a baixa confiança no governo e as dificuldades que as autoridades encontrarão para lidar com as expectativas da população. Chávez deu sua resposta tradicional de repressão, no espantoso uso do Exército para fechar 70 lojas que aumentaram preços.
Como nada está tão ruim que não possa piorar, a Venezuela enfrenta sua pior crise de energia em anos, com racionamentos nas principais cidades e apelos presidenciais para que as pessoas diminuam o tempo no banho."

O texto completo, AQUI.


Arte













(O vídeo foi capturado nesse blogue AQUI.)

O cara esteve em Londres, unanimemente elogiado, está no México, Barcelona, em Inhotim. Cildo Meireles curiosamente não tem seguidores (mas, peraí, quem tem, na arte contemporânea brasileira hoje em dia?), mas é uma referência incontornável do trabalhoa rtístico brasileiro. E com um trabalho tão sério, tão denso, que mesmo os conservadores auto-proclamados guardiões da verdade artística, inimigos da arte contemporânea, não tiveram coragem de atacá-lo _ ainda que se apliquem a algumas de suas obras os queixumes de praxe: não a mão do artista nessas obras, é hermético...

Bom, talvez o forte apelo sensorial de algumas das obras dele o livre desses ataques. Cildo Meireles é um exemplo da arte atual que pode até ser apreciada sem grande conhecimento do metier. Mas que eu sugiro como um ponto de partida, de estudo, para quem quer, de verdade, mergulhar e aproveitar o que há nesse universo.

Humor

Há algo mais risível que as medidas de segurança no aeroporto? Em que passageiros da classe econômica são obrigados a comer com talheres de plástico (quando há o que comer além de amendoins e barras de cereal, claro) e os da primeira classe e classe executiva podem portar perigosíssimos talheres de metal? Em que proibem que você carregue uma garrafa de água, mas um sujeito conseguiu entrar num avião com uma cueca carregada de explosivos? Em que te apreendem o cortador de unhas mas deixam que entre com um computador, feito de incontáveis partes de metal cortante e perfurante? É divertido saber que não sou o único a pensar assim:

"Se está preocupado com bombas, porque me libera a bateria do celular? Se forço uma sobrecarga rompem-se as células e posso provocar uma explosão considerável"

"Ai, Deus!"

"Calma, querida, ele vai sacar que tenho razão e me devolver a água".

fonte: AQUI.


(Dá um trabalhão fazer a SABADOS no Blogger. Tiagón!!!! Quero voltar ao Sítio! Quando o Verbeat conserta essa pitomba?????)

Um comentário:

  1. o original-original: http://xkcd.com/651/

    Tem sempre uma outra piada deixando o mouse por cima da tirinha: "A laptop battery contains roughly the stored energy of a hand grenade, and if shorted it ... hey! You can't arrest me if I prove your rules inconsistent!"

    ResponderExcluir